Vencedores
do Prêmio

GESTÃO DE PESSOAS – DESENVOLVIMENTO

Ouro

PROGRAMA UNIDIVERSIDADE:  SOMOS TODOS UM!

A importância de inspirar empresas no processo de inclusão de pessoas com deficiência (PCD), desmistificando os obstáculos para encontrar as potencialidades das PCDs e aproveitá-las no mercado de trabalho foi o motivador deste artigo. Com o título de Programa UniDiversidade: Somos todos um!, o objetivo é apresentar práticas de inclusão adotadas na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. As ações visam acompanhar e desenvolver esses indivíduos, para contribuir com a empregabilidade e sucesso na sua inserção no mercado de trabalho. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa e quantitativa, composto por 28 participantes de um total de 68 colaboradores com deficiência. O Programa é pautado nos pilares da responsabilidade social empresarial, qualidade de vida e gestão da diversidade. Os resultados corroboram a literatura no que diz respeito a importância da prática empresarial comprometida com esses pilares, através de ações simples e possíveis de aplicação em qualquer empresa. A iniciativa resultou na redução de 50% no número de afastamentos por auxílio doença e 100% de efetivação em programa trainee. Além disso, têm contribuído para a satisfação e qualidade de vida no trabalho e o sentimento de pertencimento a sociedade de forma produtiva.

Autores: Telma Bastos e Luciana Fontes

Contato: rh-telma@bahiana.edu.br

Prata

PROGRAMA CORAÇÕES E MENTES GKN

A GKN tem em seu DNA a busca acentuada pela excelência e qualidade, atreladas à cultura de melhoria contínua e alta performance. Por esse motivo, a empresa lançou em 2012 o Programa “Corações e Mentes”, com o objetivo de desdobrar suas estratégias, estabelecer a conexão das táticas do negócio entre as áreas e engajar todos os seus colaboradores.

O Programa Corações e Mentes inspira e desafia as lideranças e os colaboradores da GKN do Brasil a levarem a organização a um novo patamar de resultados de forma sustentável.

A criação do projeto está vinculada ao crescimento da organização. Seu principal diferencial é a sinergia entre as áreas, que gera vínculos e transforma as estratégias de negócios globais e locais em objetivos co-criados com o apoio de lideranças engajadas. Desta maneira, os líderes compartilham as metas e estabelecem conexões, trocam ideias e discutem soluções para os impactos e riscos do negócio.

Sempre atuando de maneira colaborativa e contínua, o engajamento dos colaboradores da empresa em todos os níveis é o principal fator de sucesso para o atingimento das metas da GKN Brasil.


Autor: Claudio Fernando Cipolatti Raiter (RS).

Contato: claudio. raiter@gknautomotive.com

Bronze

ENGAJAMENTO E FELICIDADE: CUIDAR DE QUEM CUIDA
Autor: Atílio Peixoto Soares Júnior (ES).

 

GESTÃO DE PESSOAS – ADMINISTRAÇÃO

Ouro

PROGRAMA TRILHA DE CARREIRA – IMPACTO E PERCEPÇÃO DE MOBILIDADE: A PARCERIA NA CONSTRUÇÃO DA CARREIRA NO GRUPO HERMES PARDINI

O DHO, em conjunto com líderes e colaboradores, mapeou os principais celeiros de talentos, analisou as diferentes diretorias e criou um simulador com uma metodologia clara, que mostra as regras objetivas sobre as possibilidades coerentes com o seu autodesenvolvimento e se preparar proativamente quando as oportunidades surgirem. Considera-se que os resultados foram atingidos para os objetivos esperados: Apresentar de forma clara e simples as possibilidades de carreira, reduzindo custos com contratação e influenciar no clima, com impacto em redução de turnover. Iniciado em 2015 e implementado em 09/2016, o programa considerou pensamentos de que a administração de carreiras se torna um instrumento para moderar as expectativas sobre a ascensão numa empresa.  Hoje, o DHO acompanha e propõe melhorias a cada ciclo anual e o que garante a sustentabilidade do projeto é o acompanhamento, envolvendo a análise técnica da área de remuneração, a comunicação contínua, com reativação anual e atendimento às pessoas, via business partners, além do desenho de programas de desenvolvimento pela educação corporativa, coerente com as possibilidades mapeadas no Programa de Trilhas de Carreira. Tudo isso se torna um ciclo para verificação de indicadores, definição de cronograma de ações e revisões para evolução do modelo, somando a escuta às necessidades das pessoas, convergindo com as necessidades da empresa.

Ao longo do projeto, desde a criação do “sentido”, por meio de uma comunicação simples e transparente, destaca-se o impacto na retenção e nos indicadores de gestão de pessoas, agregando ao clima e aos resultados do Grupo.

Contato: priscilla.neves@grupopardini.com.br


Auto(es): Adriana Oliveira, Denis Lima e Priscilla Neves (MG).

Prata

PROGRAMA ONBOARDING
Autor: José Flávio Mendes (MG).

Bronze

CONSULTORIA INTERNA DE RECURSOS HUMANOS – TORNANDO O RH PARCEIRO DO NEGÓCIO

RESUMO DO TRABALHO: O presente case refere-se à implantação da consultoria interna de recursos humanos na empresa Melnick Even. O objetivo deste projeto foi tornar a área de Recursos Humanos como parceira do negócio. Teve seu início em 2016, a partir do diagnóstico da gestão da empresa que entendeu ser fundamental este modelo de atendimento. Ou seja, que o RH passasse a dar mais apoio à gestão de pessoas da empresa, por meio de diagnósticos, intervenções e suporte às lideranças para tomadas de decisão. O primeiro passo para a implantação deste modelo foi a preparação da equipe de Recursos Humanos, que passou a se desenvolver a partir de estudos teóricos sobre o assunto, benchmarking e acompanhamento de consultoria externa, provocando a mudança de papel, o que permitiu definir a nova estrutura. A Consultoria Interna de RH é um modelo que propõe a sinergia entre consultor e cliente, pois ao entender a estratégia da organização, a necessidade do cliente e os produtos a serem oferecidos, é possível ser mais eficaz no serviço prestado. Como resultado, a empresa passa a contar com uma equipe de Recursos Humanos mais alinhada à estratégia da empresa, com comunicação interna mais ágil e efetiva, oportunizando que todos da empresa estejam focados em busca dos resultados estratégicos.

Autora: Andresa Mota (RS).

Contato: desenvolver@melnickeven.com.br

 

GESTÃO DE PESSOAS – SUSTENTABILIDADE

Ouro
BARCO ESCOLA SAMAÚMA: TRANSFORMANDO VIDAS PELOS RIOS DA AMAZÔNIA

O case Barco Escola Samaúma: Transformando vidas pelos Rios da Amazônia, foi elaborado por Maria do Perpetuo Socorro Butel Tavares e Tatyanne Cardoso dos Santos, funcionárias do SENAI Amazonas. A motivação da inscrição do Barco Escola ao Prêmio Ser Humano, foi o interesse do SENAI em apresentar à sociedade as experiências de Educação Profissional, realizadas em 157 municípios para a população ribeirinha no Estado do Amazonas e em outros estados da Região Norte, ofertando cursos profissionalizantes que geram trabalho e renda e o desenvolvimento do empreendedorismo por meio da criação de oficinas e cursos utilizando técnicas que minimizam a degradação do meio ambiente nos municípios de origem. Essa prática profissional já atendeu 53.934 alunos e se resume na inclusão social das comunidades mais vulneráveis nos cursos profissionalizantes do SENAI. A dimensão desse trabalho, também já resultou em divulgação através de reportagens em mídias de grande porte, por conta dos resultados obtidos em seus 40 anos de atuação e em prêmios conquistados pela boa prática diferenciada com uma metodologia de ensino própria do SENAI.

Autora: Maria do perpétuo Socorro Butel Tavares (AM).

Contato: socorro.butel@am.senai.br e tatyanne.santos@am.senai.br

Prata

PROGRAMA COMUNIDADE EMPREENDE – PCE
Autora : Sandra Maria de Souza Paranhos (BA)

Bronze

CASA SAUDÁVEL – ONDE MORA UMA VIDA MELHOR

Iniciado em 2013, o Casa Saudável oferece educação voltada ao autocuidado em saúde e contribui, por meio de capacitação, para a implantação de tecnologias sociais como instalações sanitárias ecológicas, acesso à água segura e diversificação de alimentos para comunidades socioeconomicamente vulneráveis. As tecnologias envolvidas são simples e de fácil replicação, incluindo o banheiro compostável, cisterna para captação de água da chuva e a horta familiar baseada na permacultura. As construções são lideradas e realizadas pelos próprios moradores, em sua maioria mulheres, após participação em oficinas teóricas e práticas conduzidas por educadores sociais, reforçando o senso de pertencimento e coletividade em prol da promoção da saúde destas comunidades.


Autora: Livia Zandonadi (MA).

Contato: livia.zandonadi@vale.com

GESTÃO DE PESSOAS – JOVEM

Ouro

PROGRAMA DE ESTÁGIO CRESCER: TRANSFORMANDO ACADÊMICOS EM PROFISSIONAIS

O Programa de Estágio Crescer foi motivado pelo interesse organizacional de desenvolver acadêmicos de diversas áreas de atuação integrados com a cultura da organização em benefício mútuo. Em um contexto em que o número de estagiários, de supervisores de estágio e de áreas de atuação é crescente, tornou-se fundamental olhar para as oportunidades do programa e seus processos, com ações que proporcionem maior suporte aos estagiários e métodos de acompanhamento, desenvolvimento e avaliação estruturados. Com o objetivo de contribuir para a transformação do estudante em profissional, a trajetória dos estágios na empresa passou a ser conduzida de forma mais focada no desenvolvimento das competências exigidas dos profissionais no sec. XXI.  A ZEN S.A. é uma indústria metalúrgica do ramo automotivo, situada na Cidade de Brusque-SC, fundada em 1960. Desde 2015, mais de 100 estagiários participaram do programa, atuando em mais de 18 áreas da empresa. A última pesquisa de clima aplicada em 2016 demonstrou um índice de 75% de favorabilidade do programa e nesse período efetivou mais de 23% dos estagiários que passaram pelo programa.


Autora: Lislaine Apolinário (SC).

Contato: lislaine.apolinario@zensa.com.br

GESTÃO DE PESSOAS – ACADÊMICA

Ouro

PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA SOBRE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E SUA RELAÇÃO COM O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL

O objetivo da pesquisa de Ademor Fábio Basso Júnior, orientada por Ademar Galelli na Universidade de Caxias do Sul, foi identificar a percepção de justiça sobre a avaliação de desempenho e a sua relação com o comprometimento organizacional. Durante a pesquisa foi possível identificar seis elementos que devem ser seguidos para que um procedimento seja considerado justo: consistência; não enviesamentos; exatidão da informação; correção; representatividade e ética. Este estudo também contribuiu para evidenciar que os profissionais possuem sensibilidade às diferentes dimensões da percepção de justiça sobre a avaliação de desempenho e que essas percepções afetam o seu comprometimento organizacional. Dessa forma, as lideranças devem ter atenção ao realizar uma avaliação de desempenho, pois a utilização de práticas organizacionais que promovam o tratamento justo dos empregados pode possibilitar o aumento do seu engajamento.


Autor: Ademor Fábio Júnior (RS).

Contato: fabio_basso@hotmail.com

Prata

CARREIRA E ADAPTABILIDADE: OS DESAFIOS OCUPACIONAIS VIVIDOS POR EMPREGADOS APÓS UMA CRISE EM UMA MINERADORA

O objetivo deste case foi compreender como mudanças de função decorrentes de situações de desastre influenciaram a adaptabilidade de carreira de profissionais, a partir de um estudo de caso em uma empresa mineira que passou pelo maior desastre ambiental com barragens nos últimos 100 anos. Foram realizadas 11 entrevistas semiestruturadas com roteiro baseado na Escala de Adaptabilidade de Carreira, composta por quatro dimensões (Preocupação, Controle, Curiosidade e Confiança).


Auto(es): Paula Costa de Araujo e Amanda Soares Zambelli Ferreti (ES).

Contato: paulamcaraujo@gmail.com e amandazambelli@gmail.com