Edições do Prêmio

MODALIDADE GESTÃO DE PESSOAS | EMPRESA

OURO

Algar Universidade de Negócios (MG)
Academia de Vendas: Estratégia do Grupo Algar para Alavancar Negócios

O case relata uma iniciativa do Grupo Algar, para a geração de negócios e a criação de um estilo comercial desenvolvido e incorporado: o desenvolvimento e implantação da Academia de Vendas, um programa corporativo, de formação da força de vendas das suas empresas.

A estratégia foi criada para fortalecer a cultura comercial do grupo e enfrentar os seus desafios de mercado: expansão geográfica, visão de grupo, diversificação do capital, ambiente multicultural, multilíngue, multi-horário (diversidade de ambientes de negócios), rapidez nas decisões (delegação mais descentralizada) e maior sinergia entre os negócios (abordagem conjunta em clientes).

A Academia de Vendas é um programa que capacita a força comercial em quatro eixos de aprendizagem: 1. Cultura Algar; 2. Negócios, Produtos e Serviços; 3. Competências Comportamentais específicas para o cargo e modelo de negócio, respeitando as particularidades de cada empresa; e 4. Metodologia de Vendas.

Utiliza o Spin Selling como metodologia de vendas para o segmento B2B (Business to business) e uma abordagem transacional para o varejo. Por meio da Academia, as empresas fazem a gestão do conhecimento da área comercial, identificam multiplicadores internos, realizam treinamentos presenciais e a distância, incentivam a realização dos treinamentos por meio de programa de milhagens, além de certificar os canais de vendas.

PRATA

Braskem (BA)
Operador 2020: Aprender a fazer para fazer sabendo!

Cada integrante Braskem precisa estar preparado para atuar em cenários cada vez mais desafiadores. Entre estes profissionais, um deles é absolutamente estratégico para os objetivos da organização: o Operador Industrial.

Para atingir o objetivo de capacitar e formar hoje a geração de operadores para atuar no ambiente projetado para 2020, a área de Pessoas & Organização pensou em um projeto inovador na gestão de pessoas – o Operador 2020.

Inspirado no principio fundamental da empresa de que “o elemento mais importante da TEO (Tecnologia Empresarial Odebrecht) é o ser humano, pois ele é visto como principio, meio e fim de tudo o que se passa na organização”, o Projeto tem como principais premissas ampliar o horizonte da carreira industrial para os operadores, revisar a carreira operacional para sustentar as ações de expansão e crescimento da Braskem e tornar esta carreira mais atrativa para novos talentos através de autonomia, interdependência e autodesenvolvimento.

Surge daí a inspiração de pensar não só no que precisa ser feito, mas em como deve ser feito. Com esta iniciativa, a Braskem reforça a missão de preparar a geração de operadores para os desafios futuros, apostando na eficiência de uma equipe formada através de uma base teórica consolidada e no aprendizado de conceitos e práticas que agregam valores, solidificam a cultura empresarial e geram resultados nas rotinas de trabalho para sustentar a excelência operacional.

BRONZE

Rede Bourbon de Hotéis & Resorts (PR)
Escola Bourbon de Hotelaria – Uma proposta de Educação Corporativa

O trabalho vencedor apresenta um projeto desenvolvido pela área de Recursos Humanos, denominado Escola Bourbon de Hotelaria.

A Escola foi criada com o objetivo de desenvolver, através da realização de cursos e treinamentos, as habilidades técnicas e comportamentais dos funcionários, gerando uma contribuição efetiva ao crescimento pessoal e profissional de seu quadro funcional, bem como para a melhoria e padronização dos serviços prestados pela empresa.

O segmento hoteleiro passa por um crescimento acentuado nos últimos anos, exigindo das empresas do setor uma série de ações para que possam manter e aumentar a sua competitividade. Dentre essas ações, são citadas as alinhadas aos objetivos do projeto, tais como: aumento do nível de satisfação dos clientes, captação e retenção de talentos e melhoria no clima organizacional.

Após quase sete anos de início das atividades da Escola Bourbon de Hotelaria, constatou-se que os objetivos do projeto foram alcançados com êxito, motivo que levou o compartilhamento do trabalho com os profissionais interessados na metodologia, nos principais diferenciais e nos resultados obtidos.